+55 (31) 3372-6374

Publicações

4 formas de aumentar os lucros da sua startup

Data de publicação: 11/09/2017

11-09 assis lucro
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Nesse artigo abordo alguns canais de receita que toda startup deveria analisar para ampliar seus lucros e rentabilizar o negócio.

Após alguns anos trabalhando em grandes empresas, e outros 2 empreendendo, recentemente voltei a dividir meu tempo entre empreender e trabalhar em um negócio que não é meu. Porém, dessa vez comecei a trabalhar em uma área que nunca havia estudado a fundo: investimentos.

Um ponto muito interessante de trabalhar em uma empresa de analise de investimentos é entender mais sobre os vários modelos de negócios e de faturamento que existem no mercado. Nesse artigo quero abordar alguns fatores interessantes que podem ser usados por startups para melhorarem suas margens e resultados financeiros.

Lucro com dados

Estamos na era dos dados, grandes empresas estão investindo fortunas em conseguir cada vez mais dados sobre seus usuários. Esses dados possuem diversos usos, desde desenvolver novas funcionalidades, até otimizar campanhas de marketing.

>>> Leia também: Orçamento: uma análise dos aspectos diferenciais

Por isso, a coleta e tratamento de dados de uso se torna cada vez mais uma necessidade para qualquer empresa de tecnologia. Obviamente, existem alguns pontos problemáticos nisso, como por exemplo o respeito à privacidade dos seus usuários.

Porém, isso não significa que esse não deva ser um canal de receita a ser no mínimo analisado pelo seu negócio.

Lucro com ADs

A SeekingAlpha é uma das maiores publicações relacionadas a investimentos no mundo. Milhões de acessos mensais, milhões em faturamento com a venda de assinaturas premium, além de um marketplace de ideias e recomendações de investimento.

E tanto seu site quanto e-mails possuem pequenos espaços publicitários, que em nada atrapalham a experiência de uso, mas que ajudam a empresa a aumentar a capitalização da sua audiência.

Será que isso não é uma opção para o seu negócio?

Lucro com APIs ou soluções internas

Vamos supor que você esteja criando um competidor para a Netflix. Uma das suas vantagens competitivas é uma API de compressão de dados que é usada para reduzir o tamanho dos arquivos de streaming, reduzindo seus custos com servidor, além de facilitar o uso pelo lado dos usuários.

Quantas outras empresas poderiam usar essa API? Ou então, você desenvolveu um sistema de comunicação interna supereficiente, quantas outras empresas não poderiam se beneficiar dele?

Muitas vezes durante o processo de construção de um novo negócio, desenvolvemos soluções internas que poderiam ser facilmente adotadas por outros negócios. Assim, não é de se estranhar que muitas vezes essas soluções possam ser comercializadas com um custo marginal próximo a zero (você precisa desenvolvê-las de toda forma), e ajudam a gerar mais receita para o seu negócio.

Lucro com aplicações financeiras

Essa é uma das formas mais interessantes que descobri recentemente. A possibilidade de se ter lucro com aplicações financeiras de risco baixo ou quase nulo, e que é incrivelmente útil para negócios que trabalham com economia compartilhada.

>>> Você deve se interessar por: Gestão Estratégica de Negócios: quais os benefícios para a sua empresa?

Negócios como AirBnb, Uber e outros trabalham recebendo uma porcentagem do valor pago por quem os usa. Algumas vezes eles até mesmo retêm taxas de segurança (caso do AirBnb) que são devolvidas após o final do processo, o famoso cheque caução.

O que muitos empreendedores não sabem é que esse dinheiro pode potencializar as receitas de seus negócios através de aplicações financeiras em renda fixa com liquidez diária. Seguradoras por exemplo, veem quase que a totalidade do seu lucro total vindo desse tipo de operação, como o caso da Porto Seguro abaixo:

Mesmo que as aplicações de curo prazo em renda fixa não costumem gerar retornos exorbitantes, quando bem desenhadas podem ajudar o seu negócio a ter uma melhoria interessantes nos resultados.

Conclusões

Por mais que concorde que é sempre importante focar no core business de um negócio, muitas vezes a analise de fontes paralelas de receita ajudam a ampliar a chance de sucesso de um novo empreendimento.

Por isso, considero que após desenvolverem seus produtos principais até um ponto saudável de maturidade, os empreendedores deveriam analisar como potencializar os resultados financeiros de seus negócios para crescerem da melhor forma, sem desperdiçar oportunidades.

Fonte: João Vitor Silva – Startse
Este conteúdo não é de responsabilidade da Assis Auditoria e Consultoria Empresarial

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



*


Onde Estamos

Rua Turfa, 1052 – Alto Barroca
Belo Horizonte – Minas Gerais.

Nossas redes sociais

Fale Conosco

+55 31 3372-6374 | +55 31 98417-7025